09/04/2014

Toaru Hikuushi e Koiuta - 13 FINAL [HDTV]

きみのいる空へ
"O Céu Onde Você Está"

Algumas canções de amor não podem ser cantadas.


De vez em quando você encontra uma série que se atreve a sonhar grande. Uma história épica, a construção de um mundo interessante, e as relações interpessoais de caráter que se estendem por décadas. 
Claro que, quando tal série só pode ter 13 episódios para contar uma história tão ambiciosa e massiva, esse curto período de tempo raramente será suficiente para explorar a história como se deve.

Toaru Hikuushi e no Koiuta ( The Pilot's Love Song) é uma daquelas infelizes séries que se atrevem a sonhar grande, mas simplesmente não tem o orçamento, tempo ou até mesmo material de origem para se tornar algo verdadeiramente surpreendente.

A história é sobre um príncipe que perdeu tudo, e agora está vivendo em segredo, na esperança de que possa se vingar da mulher que matou os seus pais, usurpou o seu império e arruinou a sua vida. Esse é um conto clássico, mas a grande diferença é que Kal El acaba se apaixonando pela mulher/garota do seu passado, aquela que tirou tudo que ele tinha. Esta história de amor clássica é ambientada em um mundo onde existem ilhas flutuantes, e um enorme grupo de estudantes junto a militares que estão indo em uma viagem rumo ao desconhecido, apenas para tentar descobrir onde se encontra a borda do céu. Apesar de quão estranho isso possa parecer, essa é a parte mais interessante do anime, a construção de um mundo sustentado por um mito.

O mundo apresentado é fantástico e também bonito, com verdes prados, lagos azuis e límpidos, céu azul e uma fantasia que verdadeiramente se encontra no céu. Os vários Impérios, a mitologia e as culturas que como resultado um mundo interessante e igualmente hipnotizante.

Os personagens também são bastante simpáticos. Não há nada realmente original, mas como a maioria desses personagens formam vários arquétipos que você provavelmente já deve ter visto em outros animes, embora com algumas reviravoltas adicionadas.
Karl é uma interessante combinação de infantil, corajoso, confiante e empático. O elenco de personagens em si são muito diversificados, com os amores a superação de si mesmo e a fuga da realidade.

Toaru não é apenas uma história romântica, mas também de descobertas e aventuras, o anime aborda a dureza que é a guerra, e o preço que as pessoas pagam ao verem seus entes queridos irem para a batalha.
Com o passar dos episódios algumas mortes vão acontecendo de repente e violentamente, dando alguns sustos de uma maneira a mantê-lo tenso no decorrer dos episódio que os combates estão ocorrendo. A construção do mundo, a profundidade de caráter e os momentos de emoção da série parecem terem sido construídos cuidadosamente, mas infelizmente isso é apenas uma mera perspectiva para a resolução do enredo.



Os dois últimos episódios se desdobram de uma forma estranha, há uma sensação clara de que simplesmente não há tempo o suficiente para terminar de contar essa história, e a série tenta o seu melhor para chegar o mais longe possível na sua narrativa. Mesmo assim ainda tem tempo o suficiente para algumas reviravoltas no final. Um personagem chave é na verdade um agente duplo, outra personagem feminina tem seu coração partido. Muitos personagens morrem e deixam legados, mas, infelizmente a série termina com o próprio Karl dirigindo-se em busca da mulher amada, sem um final concreto talvez um precedente para uma nova temporada. 


Do ponto de vista da produção de 
Toaru Hikuushi e no Koiuta, a TMS Entertainment faz um trabalho excepcional, criando um mundo muito rico, exuberante e visualmente atraente que é fácil de se perder dentro. O problema infelizmente, é na contenção considerável de recursos na produção do anime, cuja grande parcela dos seus 13 episódios são basicamente ação, nesse ponto os investimentos no anime poderiam ter sido bem maiores. 


Já a parte sonora por outro lado, é excelente. Mais uma vez, as performances dos seiyuus são muito bem executadas. A trilha sonora é brilhante, alegre e dá um verdadeiro sentido de descoberta e aventura, mantendo um senso de fantástico e místico.

No final de tudo isso, se você vai gostar de Toaru Hikuushi e no Koiuta irá variar de pessoa para pessoa. Se você é alguém que acha a parte mais importante de um anime são as partes individuais dos personagens dentro de uma história, então Toaru Hikuushi e no Koiuta é o anime. No entanto, ele se encaixa muito bem nos animes atuais, os quais não concluem as suas histórias.

Em um vasto mundo, personagens interessantes e muito potencial que não souberam aproveitar. Podemos apenas esperar que algum dia Koroku Inumura e um outro estúdio disposto a investir mais revisite esta história, e dê a ela o final e a devida atenção que merece.

Episódio 13: [Mega] - [Uptobox]