15/02/2015

Toaru Hikuushi e no Tsuioku [FILME]

"Uma história muito interessante que não tem nenhum complô. 

Há um enredo, mas não tem muito empenho em desenvolvê-lo... Embora às vezes seja intenso, a maior parte do tempo é relativamente simples.  

A principal coisa que eu não gostei foi a forma como tudo terminou, embora tenha terminado de acordo com aquilo que se esperava, a presença de uma história envolvente era algo mais do que necessário."

Pontos para mais uma singularidade.



História

A guerra entre o Império de Levamme e o Império Amatsuvian vem sendo travada há anos. No meio desta luta, o príncipe do Império de Levamme declara seu amor por Fana del Moral e promete acabar com a guerra em um ano, como parte de sua proposta de casamento. Quando os Amatsuvians atacam a residência del Moral, visando a vida de Fana. Como um último esforço para levar sua noiva até o príncipe, a Força Aérea de San Maltilia contrata um mercenário de sangue misto, um "bestado" para voar e levar Fana para a capital de Levamme em segredo. O piloto que aceita a missão é, Charles Karino... porém atravessar um oceano sozinho, em pleno território inimigo, prova ser algo muito mais perigoso do que qualquer um poderia ter imaginado.


Um pensamento qualquer

Se eu pudesse resumir meus pensamentos sobre este filme em uma palavra, acho que seria um "seguro". 
Este filme teve uma premissa incrível, um conceito viável e personagens interessantes, mas optou por não fazer nada com eles. Não é ruim. Não, o filme foi um filme "OK", mas do jeito que desperdiçou o seu potencial faz com que eu quisesse que ele fosse simplesmente ruim.
Filmes de anime supostamente deveriam ser grande. Não grande na duração mas sim no conceito apresentado. E o suposto temor de despertar emoções dentro de você. A Princesa e o Piloto tinha todas as ferramentas necessárias para fazer isso. Ele pode se desenvolver, inspirar e fazer você esperar por algo grandioso, mas escolheu apenas ser simples, ordinário e OK. Filmes de anime não deveriam ser mais do que OK, OK?

O anime conta a história de uma guerra que está sendo travada por dois reinos vizinhos.
A guerra tem afetado gravemente a moral do país, e para manter a moral para cima, o príncipe decide se casar.
O príncipe enviou uma equipe para buscar sua noiva, mas o grupo acabou sendo destruído pelo inimigo. Como plano B, eles decidiram nomear para a missão o piloto mais habilidoso no país, Charles. Embora esta seja uma missão secreta. Os oficiais não gostavam da ideia no início, porque Charles é um "bestado". A sua mãe era uma Amatsuvian e por isso ele tem enfrentado discriminação durante toda a sua vida. Charles leva a princesa a uma ilha para que um navio pudesse levá-la até o príncipe. Este navio supostamente é o "sobrevivente" do plantel que foi obliterado e que originalmente planejava acompanhá-la. Ao longo do caminho até lá, o vínculo dos dois personagens aumentam a medida que eles conheçam um ao outro. Enfrentando os aviões inimigos de Levamme em seu pequeno avião, mas os dois estavam determinados a sobreviver.

Há apenas dois personagens no anime. É apenas a princesa e o piloto. O piloto é Charles que tem enfrentado discriminação racial toda a sua vida. O anime pintou um quadro muito bom, mostrando o quanto as pessoas o tem maltratado durante toda a sua vida. Quando era garoto até que se torna-se um grande piloto, as pessoas só o viam como um bestado. Portanto, para este homem tratado como um rato de esgoto toda a sua vida e agora se vê preso em uma loga viagem de avião com uma garota rica que em breve será a imperatriz, esperava-se que as coisas fossem ser interessantes.

Por outro lado, Fana é uma garota rica. Ela está sempre cercado por guardas e empregadas. Ela também se tornou complacente com a situações ao seu redor. Para fazer outras pessoas felizes, ela segue o caminho que lhe é entregue. Fana é gentil e amável. Eu diria que ela é inocente, depois de passar toda a sua vida presa em sua casa ou protegida pelos outros. Quando é apresentado a ela o plano de ser entregue em um avião por apenas um homem, Fana só foi junto com ele.
A ideia de uma garota inocente fazer uma longa viagem com um piloto tido como desprezível deveria produzir alguns momentos interessantes, não acham?

O anime tem por tema a liberdade. Charles encontrou conforto no céu. Sempre que ele estava sendo chutado no chão ou sendo chamado de rato de esgoto, ele apenas olhava para o céu. Lá ele está livre. Ele acredita que todo mundo é igual quando voa no céu. Fana também desejava a liberdade. Ela tornou-se tão complacente que  nunca reclama de sua situação, mas essa viagem deu-lhe novas experiências que se tornaram o seu desejo de estar livre. Estas duas pessoas completamente diferentes que viviam em dois mundos completamente diferentes e ao mesmo tempo surpreendentemente o mesmo. Ambos querem a liberdade e, à medida que sua jornada se desenvolve, eles lentamente reunir a coragem para perseguir essa liberdade. Nesse ponto o filme é realmente bem feito. À medida que o filme avança, o tema da liberdade se explorado um pouco mais com a adição de flashbacks e reviravoltas surpreendentes.

Eu já disse todas as coisas boas sobre o anime. Agora vamos dar olhada na realidade.
O problema deste anime é muito simples, tinha uma premissa bastante complexa. No espaço de uma hora e quarenta minutos, o anime teve foco apenas na Princesa e no Piloto. Toda a sua viagem foi o foco principal do anime. É uma pena, porque a história é sobre uma guerra. Deve haver outros focos também, assim como o príncipe que está enfrentando a ira do país inimigo ou uma história paralela sobre os companheiros do Charles, que foram designados parar serem chamarizes na missão secreta, sabendo muito bem o perigo de sua tarefa. Deve haver uma história sobre o outro lado da moeda. Nós não conseguimos ver o estado da guerra e o sofrimento do país e nem conseguimos ver quaisquer desenvolvimento dos Amatsuvians. A história era estritamente apenas sobre a viagem do ponto A ao ponto B, armadilhas óbvias sobre o enredo seria a de que ele é muito previsível e os personagens seria sem graça. Sim, apesar de terem um fundo rico à sua disposição, os personagens são sem graça.

Havia tantas maneiras de contar a história nesse anime, mas eles escolheram seguir o caminho seguro. Eu entendo que se você misturar elementos políticos, então seria uma forma de turvar a história. Eu já vi isso feito em um cenário complicado de uma guerra(Last Exile, alguém?). Embora este seja um filme, ele deveria ser mais grandioso; ele deveria surpreendê-lo e fazer você ser imerso nele, a medida que o acompanha. Tive um sentimento de vazio e ausência de algo especial para torná-lo completo. Não houve intriga, nenhum conflito viável e certamente carece de um bom elenco. A parte triste é que o filme poderia ter retificado todos esses problemas que eu mencionei se eles tentassem.

É claro que também faltou um vilão. Certamente precisava de um cara mau para fazer o anime interessante. Vimos um batalhão inteiro de navios/aviões Amatsuvian irem atrás dos personagens. Meu cabelo ficou de pé com o quanto o exército Amatsuvian queria os personagens mortos, mas não havia ninguém na liderança. Não havia nenhum personagem para simbolizar o país inimigo e mostrar a frustração quando os personagens escapassem de seu plano covarde. Foi um desperdício porque um vilão poderoso, com as fortes convicções que representam o outro país, em choque com as convicções da princesa que ama seu país e o piloto nascido de uma mãe Amatsuvian maltratado por seu próprio país poderia ter sido um momento muito grandioso para o filme.


Eu aprecio a sua simplicidade e a transformação gradual dos personagens. Foi bom ver a sua jornada e houve alguns momentos em que me deixo na ponta da cadeira. Foi quase. Acredito seriamente que o anime poderia ter sido um excelente trabalho. Quase. Ele só precisava de um pouco mais de pressão na direção certa. Embora não tenha ocorrido falhas massivas. Cada elemento foi bem feito e cada cena foi feita conforme o livro. Como eu disse antes, foi "OK" e OK. Tinha o potencial para ser algo excelente, embora o excelente tenha sido um ponto inalcançável.

Sight and Sound

A animação foi bastante agradável. Esta foi a área onde o filme se destacou. Os produtores conseguiram misturar um pouco de CG com animação simples e o resultado foi bastante surpreendente. O design dos aviões e navios de guerra são impressionantes. Eles são bastante detalhados e a forma como se movem no céu é muito brilhante. A cena nas partes posteriores do anime, onde o Santa Cruz dança no céu foi provavelmente o momento mais incrível do anime. A forma como o avião sobe e os ângulos de câmera foram muito bem escolhidos. O avião se move rapidamente no ar, mas não houve um momento em que a cena foi difícil de seguir. Foi tudo claro e fácil de acompanhar.

A vista no céu também é uma das melhores partes do anime. O pano de fundo durante a sua viagem toma bastante do seu fôlego. A mistura de CG no fundo com animação simples deu-nos alguns momentos dignos de cenários surreais. Havia muitas coisas do cenário que se destacava, como a grande cachoeira onde a água foi feita em CG, enquanto as rochas eram animação simples. A vista acima das nuvens e a forma como as nuvens foram criadas também é uma das partes agradáveis do anime. Os efeitos de iluminação realmente deram a cada nuvem toque de personagem. Se ao menos elas pudessem falar, então eles teriam adicionado um pouco de tempero para o anime (risada sarcástica). As formações rochosas nas partes posteriores do anime também deram um toque a mais ao rico cenário. As águas azuis cristalinas e as rochas em CG se misturam muito bem.

O anime não teve uma abertura. A canção de encerramento foi "Toki no Tsubasa" cantada pela Seiko Niizuma. Uma canção lenta e melancólica acompanhada de um piano suave. Encerrada com um agradável arranjo de violino.
A trilha sonora do anime é muito simplista. Há algumas músicas mais intensas durante as cenas de luta e um toque de piano muito nostálgico durante alguns dos momentos mais sinceros do anime.

Pontuação geral

5/10 "É simples. Talvez demasiado simples."

Este é um filme sólido, apesar da falta de intriga que certamente era necessário. O filme é bom se você quer apenas desfrutar de uma história simples. Embora não seja incrível, mas o filme também não é chato. Recomendo-o.

A Princesa e o Piloto é um filme com pequenas ambições, mas que não consegue encontrá-las, pois desperdiça seu tempo na repetição em vez do desenvolvimento que por fim leva a uma conclusão insatisfatória. Os personagens possuem uma dimensão que é dolorosamente óbvia no caso dos dois principais personagens que não conseguem entreter em seu relacionamento que se supõe ser o centro do filme. No final, o filme só atravessa os movimentos de fazer o que ele quer alcançar sem se preocupar sobre como ele irá conseguir isso isso.


A Princesa e o Piloto 720p: 

  Parte única: [Mega]

Várias partes: [Parte1] ~ [Parte2[Parte3[Parte4]

Torrent: [ShaKaw]


A Princesa e o Piloto 1080p: 

  Parte única: [Mega]

Várias partes: [Parte1] [Parte2] [Parte3] [Parte4] [Parte5] [Parte6]

Torrent: [ShaKaw]