15/05/2015

OreGairu. Zoku 03, 04 e 05 [HDTV]

O que realmente me atraiu em Yahari durante a sua primeira temporada foi o seu protagonista, Hachiman Hikigaya. Sua visão cínica do mundo, e sua capacidade de obter resultados enquanto constantemente se faz parecer com o cara mau da história, além de tomar para si todo o dano social e emocional.

Hachiman com todo o seu pessimismo e pensamento racional, é na verdade apenas um garoto mais sábio e mais maduro do que seus colegas. Ele entende as falhas do mundo e as pessoas em geral apenas o suficiente para ser capaz de manipular as coisas para o ponto onde todos possam conseguir o que querem, onde o sacrifício para se conseguir isso seja ele mesmo. Tão prático e inteligente como ele é, e de bom grado se deixa ser usado pelas pessoas.

 Agora, o próprio Hachiman não poderia se importar menos sobre o que os outros pensam dele, ele está emocionalmente marcado com o ponto da indiferença. 

Enquanto Hachiman em sua própria mentalidade não pode sequer imaginar que uma garota iria gostar dele. Ele gosta e respeita as duas garotas do Clube de Voluntários. Ele pode até gostar delas, mas dadas as suas experiências passadas, não se espera qualquer reciprocidade desses sentimentos. Ele mantém distância, mas fazendo-se valorizar as suas opiniões sobre o que elas pensam.

Assim, quando as duas garotas vão contra ele, isso o afeta, o deprime. O que é ainda mais interessante é a forma como o foco é posicionado diretamente sobre ele. O conflito central é muito bonito tudo centrado em torno dele, e como todas as outras motivações descansam em torno de tudo o que ele faz. E isso influencia em todos a sua volta.

Hayato por exemplo é um personagem que tem sido difícil formar uma opinião sobre ele. Ele deveria ser o cara que não só é puramente um bom rapaz, mas que quer fazer as coisas da maneira certa. No entanto, como vem sendo mostrado, ele tem seus próprios arrependimentos e esperanças. No seu encontro duplo com Hikigaya e a garota que ele gostava e a amiga dela, se fosse para definir em uma palavra certamente seria... tenso.

Eu nunca me senti tão ansioso assistindo quatro pessoas interagirem, como eu me senti assistindo essa parte, essa é uma prova de quão bem escrito essa história é. Durante todo o tempo, eu me perguntava qual era a jogada final do Hayato, e por que ele tinha arrastado o Hikigaya para aquele encontro.

À medida que o encontro se desenrolava, eu me sentia constantemente mais desconfortável. Fiquei surpreso que o Hikigaya tenha aceitado tudo aquilo. Ainda assim, foi difícil de ver como as garotas constantemente o comparava ao Hayato e lançava insultos direcionados a ele, alguns sutis, outros nem tanto, que ele visivelmente se sentia desconfortável estando ali.

O fato de que o Hayato apenas deixou elas dizerem tudo o que queriam e depois... limpeza total e um certo alívio. Era doloroso simplesmente assistir tudo o que estava acontecendo, mas a complacência era ainda mais preocupante. Somente no final do "encontro", é que foram reveladas as verdadeiras intenções dele, como sempre equivocadas. Eu não duvido das intenções do rapaz. Ele claramente queria que o Hikigaya entendesse que há pessoas que o valorizam, e que ele provavelmente deve valorizar a si mesmo também. Mas tinha mesmo que usar a Yui e a Yukino como adereços para provar seu ponto de vista? Não foi legal, não foi nada legal.

O que sabemos sobre o Hayato, é que ele claramente tem/tinha sentimentos pela Yukino. Não são mais apenas suspeitas, está claro como o dia. Eu tinha pensado que talvez eles tivessem sido bons amigos em algum momento, e depois tudo simplesmente mudou. Mas parece que havia mais do que isso; Hayato claramente tem as suas preocupações voltadas para ela.

Por outro lado chegamos a uma conclusão para o que poderia ser denominado como o segundo grande arco da história. As coisas podem parecer como se tivessem se acalmado, mas o trem foi muito à esquerda da estação, e não há como pará-lo até que ele chegue ao seu destino.
E isso, realmente é a melhor maneira de descrever como eu me sentia sobre este arco. Parecia que as coisas estavam apenas em uma parada temporária, mais ainda tem muito trilho em direção a um final bastante intrigante.

Hikigaya Hachiman conseguiu corrigir um monte de coisas que foram jogadas em cima dele nas últimas semanas.A primeira dela foi concertar as coisas com sua irmã.Eu estava realmente muito surpreso com o quão íntimo e próximos ele eram.Eu posso estar esquecendo as coisas, mas eu não me lembro de ter visto muito desse vínculo sendo explorado ao longo da primeira temporada.

Eu concordo plenamente que, o que a Komachi disse para ele fez o maior sentido. A única coisa que se pode dizer sobre irmãos, independentemente deles se darem bem ou não um com o outro, é que eles definitivamente se entendem. Isso é verdade para a maioria dos membros da família que eu suponho, porque todo esse tempo vivendo juntos dá uma profundidade de conhecimento que outras pessoas nem sequer fazem ideia.

O que eu gosto na Komachi e a relação dela com o irmão, e ela não só o entende, mas tenta fazê-lo entender a si mesmo. Esta certo que tanto a Yui quanto a Yukino definitivamente também cuidam dele, mas será que elas o compreende? Ainda há muita coisa pela frente, e é aí que muitos dos problemas decorrentes das reviravoltas do destino bastante estranho do Hikigaya irá afetá-las.

Para todas as pessoas que não gostam do que ele faz, ainda há outras poucas pessoas que ele ajudou e que figuram firmemente no campo aliados do Hachiman. Ao vê-los todos reunidos no restaurante foi muito legal. E todos esses "amigos" ajudaram ele nesse que foi definitivamente um momento de necessidade.

Enquanto a solução da Yui para o problema de perder o clube e também da Yukino foi concorrer para presidente do conselho estudantil, eu tenho que concordar que, se ela ou a Yukino ganhassem, certament teria sido o fim do clube. Sendo assim o interesse do Hikigaya é definitivamente o mesmo delas, mas claro que no seu clássico modo de agir, ele não pode agir simplesmente por que alguém pediu, mas neste caso a própria irmã lhe encarrega dessa missão.

E qual é a solução que lhe vem a mente para esse pequeno problema? Convencer a desprezível Iroha Isshiki para realmente tentar ganhar a eleição do conselho estudantil. O diálogo entre os dois é para dizer no mínimo fascinante. Nesse encontro, Hikigaya e Iroha são ambos pólos opostos, um que faz qualquer coisa para ter a atenção dos outros sobre si mesmo, e outro que praticamente coloca-se acima de tudo.

Eu acho que é muito danado óbvio neste momento que a cabeça de Iroha sobre os saltos para Hayato (e quem não é nesse anime?), e Hikigaya usa isso para sua vantagem. Ele basicamente blefa o seu caminho para fazê-la funcionar, com a tentação adicional de ser capaz de contar com o Hayato sempre que ela precisar. Com efeito, Hikigaya dá a ela o que ela quer, ao mesmo tempo, dando a si mesmo o que ele quer, para não perder seu clube de serviços comunitários.

A solução funciona, e todo mundo fica com o que eles pareciam querer, ou não é? Acho que o final do episódio é preenchido com algumas dicas pouco sutis na forma como todos estranhamente olharam para a coisa toda.

E o pequeno passeio do Hachiman com a Meguri-senpai, a ex-presidente do conselho estudantil, que é onde realmente nos dá uma visão sobre não apenas o que poderia ter sido, mas o a Yukino provavelmente queria. Eu nem sequer considerei isso no início, mas ter a Yukino, a Yui e o Hachiman como parte do conselho estudantil não só fez sentido, mas seria ótimo para todos.

No entanto, eu acho que dado o quão estranha e danificada estava a relação entre eles, eu não acho que alguém, exceto a Yukino havia realmente pensado nisso. Na verdade, a solução ideal teria sido a YukinoYui Hikigaya concorrer para presidente do conselho estudantil como uma equipe. É um pouco trágico que ele jamais sequer pensou em fazer isso. Essa também provavelmente é onde a verdadeira distância entre eles está começando a aumentar.

Yukino quer certas coisas, mas é incapaz de pedir ou expressá-las, enquanto Hikigaya Yui estão tentando o seu melhor para fazer o que podem, em seus próprios caminhos. 
Eu não me lembro se cheguei a mencionar a ideia no meu primeiro post para a série, mas agora tenho ainda mais de um argumento para Hiki x Yui.

É verdade que tanto Yukino quanto a Yui neste momento seguem sem entender o Hikigaya, mas a Yui, ela realmente está tentando. A pequena cena que ela e o Hiki compartilham na sala do clube após Yukino sair é bastante revelador, e sério transporte como água cristalina.
Espero que eu não esteja sendo amarrado junto ao desfecho da história, onde a série está a construindo uma rota final para a Yui, mas há sempre essa preocupação. A preocupação com a forma desta série, que pode não haver qualquer estabelecer de um final feliz. Ou, a outra opção é terminar com a Yukino(NÃO), mas se isso é realmente o que vai acontecer, então a história tem que realmente começar a desenvolver e vender essa ideia.

Agora, eu acho que a Yui definitivamente tenta de forma lenta mas segura expressar seus sentimentos. Para sua infelicidade o Hikigaya tem todo o trauma do ginasial que o está impedindo de pegar os sinais, mas a história ainda não acabou. Todos terão os seu futuros escritos, YuiYukino Hikigaya a história deles a série ainda irá continuar construindo.

E isso é a única coisa que eu gostei sobre a resolução para este arco de história. Sim, Hikigaya podem ter resolvido o problema atual, reparado seu relacionamento com sua irmã, e protegido seu clube, mas os problemas entre ele e as duas garotas estão longe de serem resolvidos. Nós temos outros 8 episódios para ver até onde a história se passa, e eu ainda estou muito viciado nessa história. Isso não é algo que eu possa dizer sobre um monte de animes nos dias de hoje, esse sim é um grande anime.

Um anime tão grandioso quanto o nosso parceiro nesse projeto.
Então vão lá no site da Heaven Fansub e deem seus agradecimentos.


  

Episódio 03 - [Mega] - [ShaKaw]
Episódio 04 - [Mega] - [ShaKaw]
Episódio 05 - [Mega] - [ShaKaw]