25/01/2015

OREGAIRU 1~13+OVA [BLU-RAY]

Mas que maravilha, o meu segundo post do ano e o segundo anime em Blu-ray concluído.
Pois é jovens gafanhotos e libélulas de plantão, desde Golden Time que eu não colocava as mãos em uma comédia romântica e olham só. Quando recebi o convite para fazer o BD, não pensei duas vezes.
Seu nome é absurdamente longo, assim como muitas adaptações de light novels, mas debaixo desse gigante encontra-se algo que é divertido, apaixonante, e perspicaz.
Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatte Iru  ( OreGairu ) utilizando-se de um caráter excepcionalmente intrigante para criar situações que são muitas vezes infundadas em termos de profundidade em comparação com uma outra fatia escola de comédias românticas que tem por aí. 
Na verdade, esse pode ser um desses poucos animes em que é preciso parar, voltar algumas cenas, e assistir novamente tendo em mente a personalidade de cada personagem para que então possa compreender plenamente as conotações das cenas, por muitas vezes, bastante profundas.

No começo, isso lá para o mês de maio de 2013, eu não tinha muita esperança em Yahari Ore no Seishun, e esse sentimento não se limitou à premissa inicial, mas também para os primeiros episódios. Eu mal assistia os episódios e muito menos pensava em lançá-lo no fansub. Inicialmente, a única coisa que se destacou para mim foi alguns dos comentários jogados para trás e para a frente e o principal protagonista, Hikigaya Hachiman.
Então, qual é a premissa disso? Bem, um idiota preguiçoso com uma visão pessimista sobre o mundo forçado a entrar para um clube onde ele encontra Yukinoshita Yukino. É isso mesmo, você adivinhou, uma mulher atraente que aparentemente é surpreendente no que faz. Soa bem típico? Yep. 
No entanto, eu perseverei mesmo com a Yuigahama Yui, a típica garota animada, mas após os episódios iniciais, OreGairu finalmente começou a brilhar.

A abundante semelhança com outros animes também colocam em ênfase os personagens, mas Yahari faz as coisas de forma diferente... para dizer o mínimo. Isto é principalmente por causa do Hikigaya Hachiman como suas ações podem facilmente confundir tanto quanto ele pode surpreender se você não prestar muita atenção. Perto do meio da série de doze episódio (eu considero episódio 13 como um bônus), ele começa a colocar para fora monólogos ao modo como ele vê o mundo ao seu redor e as certos impasses aos quais ele se colocou. Com sua personalidade pessimista, estranha, mas também com uma  natureza estranhamente confiante, ele se coloca em certas situações que podemos facilmente trazer algumas ideias para que possamos incorporar em nossas próprias vidas. Isso não quer dizer que os assuntos são verdadeiramente inovadores para alguém que ainda está no colegial, mas vale a pena o crédito do anime por mostrar tais situações que muitas pessoas enfrentam ou enfrentaram mostradas de uma perspectiva completamente diferente.

MOE TRAP 

Se formos considerar os personagens em geral, eles são definitivamente muito bons. Um em particular tem sua própria agenda oculta que traz alguma discussão interessante sobre o personagem em questão e muitas vezes você vai descobrir que há mais do que os olhos veem para a maioria do elenco. Antes de passarmos às interações de caráter, devo elogiar como uma determinada cena no episódio 2 consegue conectar-se com um dos últimos episódios de modo a tornar os personagens ainda mais profundos. Normalmente, com uma pequena parte do anime você não vê que algo aparentemente insignificante pode conduzir a uma renovada compreensão do personagem principal e dos demais.

Naturalmente, não posso continuar este pequeno cometário sem falar do componente mais importante de Yahari no Seishun, que é as interações dos personagens.
Este aspecto é fortemente dependente dos personagens como aqueles que não se destacam não serão capazes de fazer uma boa interação, mas é possível que haja bons personagens com interações não tão grandes. Felizmente, este anime se destaca muito a este respeito. É difícil de descrever em detalhes exatamente o que quero dizer sem estragar tudo. Mas eu posso dizer que a palavra "jab" entre Yukino e Hachiman são especialmente divertido e me faz sorrir ao mesmo tempo mantendo um nível de profundidade dentro das trocas de agressões verbais.

O que é verdadeiramente incrível é a forma que o Hachiman lida com as diversas situações que surgem durante todo o anime mostrando sempre o seu ponto de vista sobre os cenários apresentados. Quantas vezes você vê um personagem principal se desmascarar completamente e depreciar as ideias das pessoas sem pensar duas vezes ao ser atencioso para com elas, e ainda ser um idiota, tudo ao mesmo tempo? Espere, o quê? Ele é um idiota e ele é atencioso? O que está acontecendo? Vamos apenas dizer que ele tem uma forma única de fazer as coisas se estabelecerem, o que torna a experiência geral muito mais gratificante. Das palavras de sabedoria para táticas psicológicas, e então ideias filosóficas, Hikigaya Hachiman sempre pode fazer algo extraordinário, embora use de ações insensíveis em situações comuns. Depois de assistir a alguns dos episódios mais uma vez, eu não posso deixar de sorrir com suas palavras que soam de forma tão verdadeira e confusa em sua abordagem não convencional para situações mais simples.

Isso sim é MOE
Como esta é uma romcom, não podemos simplesmente esquecer o romance e a comédia.
Vamos apenas colocar a comédia fora do caminho e dizer que não é a parte mais importante, mas há momentos aqui e ali que é realmente muito bem feita. Embora definitivamente não seja tão incrível quanto as interações de caráter. Então, depois de assistir a mais uma vez esse anime, eu achei os primeiros episódios muito mais divertidos do que quando eu assisti da primeira vez. Supondo que é o resultado disso seja por já ter assistido uma vez e agora estou muito mais apegado aos personagens. 

Se eu tivesse que dizer algo negativo sobre o anime, certamente teria que ser a qualidade visual.
O design dos personagens pode ser apropriado, mas eu definitivamente não gostava deles, quando eu vi pela primeira vez o anime, eu me senti muito incomodado. Claro, isso é apenas a minha opinião pessoal, e como a história progrediu o meu apreço por ela também cresceu associado com a forma incrível que o enredo foi construído. No entanto, as animações em geral, estão bastante na média, e eu definitivamente não consigo me lembrar de qualquer parte em que me fez dizer "Uau" 
(embora algumas partes de fan service sejam agradáveis). Independentemente disso, contanto que não fuja das interações, o que ele não fez, então está perfeitamente bem.

Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatte Iru 
Recomendação


Se você tem mesmo um interesse em comédias românticas, então vá em frente e assista este anime. Fiquem advertidos de que os episódios iniciais são lentos e você deve esperar até que os monólogos entrarem em jogo, se é que você está pensando em dropar antes disso. Já me disseram que ele é uma mistura de Haganai e Hyouka, e em certos pontos eu não discordaria, mas Yahari tem suas próprias relações e interações de caráter. Mais uma vez, o humor não é exatamente o ponto mais forte, e o romance não é realmente exibida com firmeza até mais adiante, então mantenham esses dois pontos em mente. No entanto, se você quer algo muito mais do que uma simples, mais sim instigante comédia romântica, então Yahari Ore no Seishun certamente é o anime. E quem sabe, você pode até aprender uma ou duas coisas a partir do indivíduo cruel, realista, excêntrico, mas em última análise esclarecedor conhecido como Hikigaya Hachiman.

Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatte Iru
Conclusão


Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru se destaca na interações de personagens e fazendo um ponto sem resvalar para ser pretensioso, isso em si é uma grande façanha.
Depois de todos os conflitos dos personagens, especialmente, a última cena no décimo segundo episódio, eu fico triste do anime ter acabado, mas em Abril estamos de volta para a segunda temporada junto com o pessoal da Heaven Fansub.

720p
Episódio 01 - [Mega] | Episódio 02 - [Mega] | Episódio 03 - [Mega]
Episódio 04 - [Mega] | Episódio 05 - [Mega] | Episódio 06 - [Mega]
Episódio 07 - [Mega] | Episódio 08 - [Mega] | Episódio 09 - [Mega]
Episódio 10 - [Mega] | Episódio 11 - [Mega] | Episódio 12 - [Mega]
Episódio 13 - [Mega] | Episódio OVA- [Mega]

1080p
Episódio 01 - [Mega] | Episódio 02 - [Mega] | Episódio 03 - [Mega]
Episódio 04 - [Mega] | Episódio 05 - [Mega] | Episódio 06 - [Mega]
Episódio 07 - [Mega] | Episódio 08 - [Mega] | Episódio 09 - [Mega]
Episódio 10 - [Mega] | Episódio 11 - [Mega] | Episódio 12 - [Mega]
Episódio 13 - [Mega] | Episódio OVA- [Mega]

Torrent 720p - [ShaKaw] | Torrent 720p - [ShaKaw]